Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Estudo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O EstudoO Estudo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Educação

Regime de colaboração da Pneerq é tema de webinário

28 de abril de 2025
Compartilhar

O Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), promoveu um debate sobre como o regime de colaboração pode fortalecer políticas de equidade racial nas redes de ensino. A discussão, realizada por webinário transmitido pelo canal do MEC no YouTube, foi centrada na implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq). 

“A Pneerq foi uma política pública concebida como regime de colaboração. Então, é muito importante conhecer as atribuições dos atores envolvidos; fazer uma elaboração conjunta em cada unidade federativa; promover um planejamento consensual e colaborativo; organizar e executar as formações dos agentes nos estados e municípios respeitando as características locais; articular com os conselhos, entre outros pontos”, defendeu a especialista Fernanda Castro, doutora e mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).  

O webinário abordou a política nacional, destinada a implementar ações e programas educacionais voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo nos ambientes de ensino, bem como à promoção da política educacional para a população quilombola. Destinado a gestores educacionais de todo o Brasil, o debate tratou das principais formas de colaboração na federação e da implementação prática na educação básica.  

São compromissos da política: estruturar um sistema de metas e monitoramento; assegurar a implementação do art. 26-A da Lei nº 9.394/1996; formar profissionais da educação para gestão e docência no âmbito da educação para as relações étnico-raciais (Erer) e da educação escolar quilombola (EEQ); induzir a construção de capacidades institucionais para a condução das políticas de Erer e EEQ nos entes federados; reconhecer avanços institucionais de práticas educacionais antirracistas; contribuir para a superação das desigualdades étnico-raciais na educação brasileira; consolidar a modalidade educação escolar quilombola, com implementação das Diretrizes Nacionais; e implementar protocolos de prevenção e resposta ao racismo nas escolas (públicas e privadas) e nas instituições de educação superior.   

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Secadi  

Leia também

Enem 2025: prazo para inscrição é ampliado até 13 de junho

MEC conclui seminário de enfrentamento ao bullying nas escolas

PDDE Equidade: prazo para adesão é ampliado até 25 de junho

MEC participa do Fórum de Reitores das Universidades do BRICS

Enem 2025: inscrições terminam hoje (6)

Assuntos Educação
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Educação

Enem 2025: prazo para inscrição é ampliado até 13 de junho

7 de junho de 2025
Educação

MEC conclui seminário de enfrentamento ao bullying nas escolas

6 de junho de 2025
Educação

PDDE Equidade: prazo para adesão é ampliado até 25 de junho

6 de junho de 2025

MEC participa do Fórum de Reitores das Universidades do BRICS

6 de junho de 2025
Educação

Enem 2025: inscrições terminam hoje (6)

6 de junho de 2025
Educação

Ufopa abre seleção para seu novo campus em Rurópolis (PA)

6 de junho de 2025
O EstudoO Estudo