Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Estudo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O EstudoO Estudo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Educação

Ministério da Educação celebra Dia da Literatura Brasileira

30 de abril de 2025
Compartilhar

Além do Dia do Trabalhador, o 1º de maio também é uma data simbólica para a educação. Trata-se do Dia da Literatura Brasileira, em alusão ao nascimento do escritor José de Alencar (1829-1877). Considerado um dos fundadores da literatura nacional no Brasil, o escritor cearense é autor de clássicos como “O Guarani”, “Senhora” e “Iracema”, que contribuíram para a consolidação do romance no país. O Ministério da Educação (MEC) reforça a importância de celebrar essa data com os avanços no estímulo à leitura no país. 

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), custeado com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao MEC, é uma das mais importantes políticas educacionais do país, tornando-se também uma referência mundial. A iniciativa está levando 13.995.119 exemplares de literatura infantil a escolas públicas que atendem às crianças de creche e pré-escola. As obras fazem parte de 268.167 acervos que serão usados por alunos de 87.226 escolas, com investimento superior a R$ 98 milhões. Essa ação reafirma o papel da educação como promotora da cidadania, do imaginário e da diversidade cultural brasileira. 

Em 2024, o programa ampliou sua área de atuação e passou a atender bibliotecas públicas e comunitárias, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). Essa expansão foi garantida por meio de aditivos aos contratos do PNLD Literário, conforme previsto no Decreto nº 12.021/2024. 

Na primeira fase, foram investidos R$ 24,5 milhões, com a tiragem de 4.123.723 livros que vão chegar a cerca de quatro mil bibliotecas. A meta do MinC é alcançar nove mil bibliotecas públicas e comunitárias, ampliando ainda mais o impacto da Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), instituída pela Lei nº 13.696/2018. 

literários – O MEC promove uma série de , por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB). Em 2024, a pasta lançou o edital do PNLD Literário Equidade, que tem por objetivo levar às escolas atendidas pelo PNLD, bem como às bibliotecas públicas, obras literárias que promovam princípios da equidade, como o reconhecimento e a valorização da diversidade, assegurando a representação e a valorização da diversidade brasileira. Poderão ser inscritos: poemas; parlendas, cantigas, trava-línguas, adivinhas e quadrinhas; fábulas, lendas, mitos e narrativas de cordel; pequenas histórias, contos maravilhosos, contos de fadas, contos populares, novelas, crônicas, memórias e biografias; livros de imagens; livro ilustrado para crianças; livros de histórias em quadrinhos; e textos para teatro ou dramáticos. 

Esse edital atenderá aos estudantes da educação de jovens e adultos, além de alunos do ensino fundamental e do ensino médio. 

PNLD Educação Infantil – O ciclo atual do programa segue em movimento. Em junho de 2024, foi lançado o edital do PNLD Educação Infantil 2026-2029, convocando editoras interessadas em oferecer livros literários e informativos para crianças e materiais de apoio para professores da educação infantil. Entre os materiais, destacam-se os livros informativos que, diferentemente dos livros didáticos, estimulam a curiosidade, a investigação e o pensamento crítico das crianças desde a creche.  

Essa abordagem respeita o direito à infância e amplia as possibilidades de relação das crianças com o mundo físico, social e cultural, alinhando educação e cidadania desde os primeiros passos.  

Mais do que números, o PNLD representa uma aposta no futuro do Brasil. Levar livros de qualidade a escolas e bibliotecas públicas é investir na formação de leitores e cidadãos conscientes e em uma educação pública mais justa e transformadora.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB e do FNDE 

Leia também

MEC participa das comemorações do 7 de setembro

Brasil reafirma valorização docente em Cúpula da Unesco

CNIJMA: mais estados concluem etapa e elegem delegados

MEC cria auxílio adicional para bolsistas com deficiência

Lançado Guia de Ações Educacionais para Emergências Climáticas

Assuntos Educação
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Educação

MEC participa das comemorações do 7 de setembro

5 de setembro de 2025
Educação

Brasil reafirma valorização docente em Cúpula da Unesco

5 de setembro de 2025
Educação

CNIJMA: mais estados concluem etapa e elegem delegados

5 de setembro de 2025
Educação

MEC cria auxílio adicional para bolsistas com deficiência

5 de setembro de 2025
Educação

Lançado Guia de Ações Educacionais para Emergências Climáticas

5 de setembro de 2025
Educação

MEC realiza formação sobre etapa de planejamento do Novo PAR

5 de setembro de 2025
O EstudoO Estudo