Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Estudo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O EstudoO Estudo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Educação

Evento debaterá Marco Referencial de Equidade na Educação

6 de maio de 2025
Compartilhar

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), promoverá, de 7 e 9 de maio, na Universidade de São Paulo (USP), o 1º Encontro do Marco Referencial de Equidade na Educação. O evento, que conta com a parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e da USP, reunirá especialistas em educação, gestores públicos, legisladores, representantes do Ministério Público, ativistas e representantes do terceiro setor e de movimentos sociais. A abertura do evento será transmitida ao vivo pelo Canal do MEC no YouTube.  

O encontro buscará fomentar discussões produtivas e relevantes, legitimadas pela experiência prática e pelos conhecimentos adquiridos pelos especialistas ao longo de suas jornadas na gestão pública, nos movimentos sociais e na vida acadêmica. Esses debates fornecerão elementos sólidos para a elaboração coletiva e consistente do Marco Referencial de Equidade na Educação Básica. 

O objetivo do Marco Referencial é oferecer uma estrutura conceitual e prática que incorpore a equidade como princípio estruturante das políticas públicas educacionais. A necessidade de construção de um marco referencial surgiu a partir do reconhecimento de que a educação brasileira, historicamente marcada por desigualdades, precisa de soluções que considerem uma distribuição diferenciada de recursos e oportunidades, para corrigir essas desigualdades e valorizar as diversidades presentes na sociedade.  

Com a realização desse primeiro encontro, o MEC reafirma o seu compromisso com a construção de políticas públicas que reconhecem e valorizam a diversidade, enfrentam desigualdades históricas e promovem uma educação básica pública, democrática e equitativa para todos. 

Lançamentos – Na mesa de abertura, no dia 7 de maio, haverá o lançamento do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade. A ação visa fortalecer as políticas educacionais comprometidas com a justiça social e a redução das desigualdades no país, ampliando o suporte às escolas e às redes de ensino para a superação de barreiras que afetam o acesso, a permanência e a aprendizagem dos estudantes.  

O PDDE Equidade é uma iniciativa do MEC, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), voltada à destinação de recursos suplementares às escolas públicas de educação básica que atendem populações historicamente excluídas. O intuito é fortalecer a equidade educacional, promovendo melhores condições de oferta, infraestrutura e qualidade do ensino em contextos de maior vulnerabilidade social e educacional.  

Para o terceiro dia do evento, 9 de maio, está previsto o lançamento do Edital da Medalha Paulo Freire. A iniciativa tem o objetivo de identificar, reconhecer, estimular e disseminar inovações e experiências educacionais relevantes para a superação do analfabetismo, implementadas pelas redes públicas de ensino no Brasil.  

Programação – A programação do encontro contará com painéis, mesas de debate e oficinas ao longo dos três dias, em que serão debatidos conceitos, estratégias e indicadores relacionados à equidade na educação, sempre com a participação ativa de diversos setores da sociedade.  

No primeiro dia, 7 de maio, o evento ocorrerá das 13h às 21h (horário de Brasília). Nos outros dias, 8 e 9 de maio, das 8h às 18h30.    

Serviço 

1º Encontro do Marco Referencial de Equidade na Educação 

Data: 7 a 9 de maio 

Local: Universidade de São Paulo (USP) 

Endereço: Avenida Professor Luciano Gualberto, Cidade Universitária – São Paulo/SP 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi 

Leia também

MEC participa das comemorações do 7 de setembro

Brasil reafirma valorização docente em Cúpula da Unesco

CNIJMA: mais estados concluem etapa e elegem delegados

MEC cria auxílio adicional para bolsistas com deficiência

Lançado Guia de Ações Educacionais para Emergências Climáticas

Assuntos Educação
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Educação

MEC participa das comemorações do 7 de setembro

5 de setembro de 2025
Educação

Brasil reafirma valorização docente em Cúpula da Unesco

5 de setembro de 2025
Educação

CNIJMA: mais estados concluem etapa e elegem delegados

5 de setembro de 2025
Educação

MEC cria auxílio adicional para bolsistas com deficiência

5 de setembro de 2025
Educação

Lançado Guia de Ações Educacionais para Emergências Climáticas

5 de setembro de 2025
Educação

MEC realiza formação sobre etapa de planejamento do Novo PAR

5 de setembro de 2025
O EstudoO Estudo