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Educação

Encontros presenciais de formação discutem educação integral

16 de maio de 2025
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da educação de todo o Brasil podem participar dos encontros presenciais da edição de 2025 da formação continuada do Programa Escola em Tempo Integral, a serem realizados neste mês. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), conta com a participação de 4.673 entes federativos que realizaram inscrição na formação — cerca de 84% do total existente no país. Das 16.785 vagas ofertadas, 95% foram ocupadas. 

Os encontros presenciais da formação ocorrem entre 16 de abril e 30 de maio nos 26 estados do país e são promovidos pelo MEC em parceria com universidades federais. O objetivo é articular saberes, mobilizar e fortalecer redes de colaboração para a implementação local da educação integral em tempo integral. Os eventos estaduais têm reunido gestores, técnicos das secretarias de educação e representantes dos conselhos municipais, a fim de fortalecer a implementação do programa Escola em Tempo Integral (ETI) e permitir a troca de experiências entre municípios. 

O curso de 120 horas é ofertado a distância e prevê ao menos dois encontros presenciais por estado, com cronograma regional específico entre abril e maio. Os encontros incluem atividades como mesas redondas de debate, palestras, rodas de conversa para trocas de experiências entre as redes e oficinas práticas — como a apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Ava), além de sessões de esclarecimento de dúvidas com técnicos do MEC. 

A formação presencial já ocorreu em diversos estados. Em Santa Catarina, no dia 16 de abril, na cidade de Lages (SC), 550 profissionais, de 204 municípios, participaram do curso na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), instituição coordenadora da formação na região Sul.   

No dia 25 de abril, Ceará e Mato Grosso do Sul receberam a formação. Em Fortaleza, 400 participantes, de 115 municípios, fizeram as aulas na Universidade Federal do Ceará (UFC). Já em Campo Grande (MS), na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), 120 pessoas, de 31 municípios, participaram.   

Os baianos e os sergipanos também marcaram presença na formação no dia 29 de abril. Em Salvador (BA), 343 profissionais da educação, de 140 municípios, estiveram nas aulas ocorridas na Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Na cidade de Aracaju (SE), o curso contou com 136 participantes, de 54 municípios, no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória. 

No mês de maio, a primeira formação aconteceu no dia 6 de maio, em Santa Maria (RS), com 1.000 profissionais, de 344 municípios. As atividades foram coordenadas pela UFFS, que também organizou, no dia 7 de maio, o encontro na cidade de Guarapuava (PR). Participaram da iniciativa 855 pessoas, de 258 municípios.  

No dia 7 de maio, ocorreu a formação na cidade de Recife (PE), na Escola de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, que contou com 374 participantes, de 113 municípios. Em 9 de maio, a formação foi realizada no estado do Piauí. A cidade de Teresina (PI) recebeu 283 participantes, de 125 municípios.   

Os encontros abordaram temas como intersetorialidade, currículo, operacionalização do programa e aprendizagem cooperativa, além de apresentações culturais e documentários. O foco dos encontros presenciais e da formação centra-se na elaboração da Política de Educação Integral em Tempo Integral, conforme requerido pela Portaria nº 1.495/2023, que regulamenta o programa. 

Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da SEB 

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Assuntos Educação
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