Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Estudo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O EstudoO Estudo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Educação

PartiuIF: aulas são transmitidas pela TV e pelo YouTube

28 de agosto de 2025
Compartilhar

Para aumentar as oportunidades dos estudantes de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social de ingressarem nos institutos federais de todo o país, as aulas do Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para Acesso de Estudantes da Rede Pública à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (PartiuIF) estão sendo transmitidas pela TV da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (TVAL) e pelo canal do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) no YouTube.  As transmissões acontecem todo sábado e domingo, às 14h, na TVAL (canal 30.1 em Cuiabá/VG e 9.2 no interior), com conteúdo inédito. 

O curso preparatório, voltado a estudantes do 9º ano do ensino fundamental, é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). O Partiu IF tem como meta enfrentar desigualdades étnico-raciais na educação e é destinado aos estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental na rede pública e que se autodeclarem negros, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência ou de baixa renda, com renda familiar per capita de até um salário mínimo. 

A transmissão ampliará o acesso de estudantes da rede pública de todo Brasil às aulas oferecidas pelo IFMT, já que muitos deles não têm acesso a cursinhos preparatórios pagos ou conexão estável à internet. Em Mato Grasso, a TV Assembleia alcança cerca de 45 municípios, possibilitando que alunos de diferentes regiões tenham acesso ao conteúdo de forma democrática e sem custo. 

A estudante do 9º ano da Escola Estadual Ewaldo Meyer Roderjan, Juliana Raizer, que mora no interior do estado, na zona rual de Brasnorte, a 600 km de Cuiabá, conta que passou a ver as aulas preparatórias de casa toda semana, em uma mesa de estudos montada pela mãe exclusivamente para esse momento. 

“Sou sobrinha de uma professora do estado e ela sempre me fala que preciso estudar muito para poder ajudar a mim mesma e a minha família. Ela me mostrou que eu poderia estudar pela TV e conseguir me preparar para entrar no IFMT com as aulas do Partiu IF. Eu estou aprendendo muitas coisas que ainda não conhecia e também revendo alguma que meus professores já ensinaram”, conta a adolescente. 

A tia já a inscreveu no processo seletivo do IFMT de Várzea Grande, onde mora. “Lá tem um IF bem bonito, que estava sendo construído, e eu tenho um sonho muito grande de morar na cidade e estudar lá. Espero que eu consiga me preparar muito bem para poder fazer a prova, passar e, depois, estar preparada para fazer uma faculdade”, diz Juliana. 

Conteúdo – As aulas têm uma abordagem inclusiva e inovadora e reforça o compromisso do IFMT com a promoção da equidade no acesso à educação pública e de qualidade. Elas são ministradas por professores do próprio instituto e contemplam três disciplinas essenciais para o ingresso: matemática, ciências da natureza e língua portuguesa. Compõem o time docente: Fabiane de Mesquita Batista e Alex Caetano Pimenta (ciências biológicas); Cleusa Albilia de Almeida e Ingrid Bomfim Cerqueira (língua portuguesa); e Jackson Pereira Junior e Jefferson Bento de Moura (matemática). 

A ação é realizada por meio da parceria entre a Secadi, o Departamento de Comunicação (Decom) e Centro de Referência em Educação a Distância (Cread) da UFMT e a TV Assembleia Legislativa. Todas as aulas ficarão disponíveis às segundas-feiras no canal oficial do IFMT no YouTube. Confira a lista de vídeos disponíveis para as disciplinas: português, matemática e ciências. 

 
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi 

Leia também

Webinário apresenta curso de gestão no ensino médio público

Brasília será a sede da futura Universidade Federal Indígena

MEC debate interação entre museus universitários e sociedade

Lançada Rede HU+ para pesquisa e extensão

Ampliado prazo para registro das condicionalidades do VAAR-Fundeb

Assuntos Educação
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Educação

Webinário apresenta curso de gestão no ensino médio público

29 de agosto de 2025
Educação

Brasília será a sede da futura Universidade Federal Indígena

29 de agosto de 2025
Educação

MEC debate interação entre museus universitários e sociedade

29 de agosto de 2025
Educação

Lançada Rede HU+ para pesquisa e extensão

29 de agosto de 2025
Educação

Ampliado prazo para registro das condicionalidades do VAAR-Fundeb

29 de agosto de 2025
Educação

Assinado decreto que regulamenta Política Nacional de EPT

29 de agosto de 2025
O EstudoO Estudo