Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Estudo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O EstudoO Estudo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Educação

Adolescentes e o mundo digital são temas de série da TV do MEC

12 de agosto de 2025
Compartilhar

O Ministério da Educação (MEC) lançou, na segunda-feira, 11 de agosto, Dia do Estudante, a série Adolescentes e o Mundo Digital, no Canal Educação.  Ao longo de quatro episódios, alunos dos anos finais do ensino fundamental e especialistas da área de Educação sobre temas ligados à adolescência e sua relação com o mundo digital debatem os temas: “Tempestade hormonal”; “Oportunidades para o desenvolvimento integral”; “Clima escolar e saúde mental”; e “Masculinidades, comunidade de ódio e mediação nas redes”. O programa da TV do MEC integra uma das ações do governo federal no contexto do Programa Escola das Adolescências e a Estratégia Nacional Escolas Conectadas.  

O primeiro episódio explorou a questão hormonal, as alterações físicas e comportamentais que provocam, com destaque para os processos de maturação da autorregulação e a plasticidade cerebral. Participaram da primeira produção os estudantes do sétimo ano do Centro de Ensino Fundamental 4 de Brasília. Os especialistas convidados foram o representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Alagoas, Ricardo Maciel; a coordenadora Geral de Ensino Fundamental do MEC, Tereza Farias; o professor Ricardo Penido e a psicóloga Flávia Martins. Todos os episódios são mediados pelo jornalista e documentarista Ismael dos Anjos.    

Próximo episódio – No segundo episódio da série, que ocorrerá dia 18 de agosto, o jornalista e documentarista Ismael dos Anjos conversa sobre as oportunidades para o desenvolvimento integral de adolescentes e sobre o excesso de exposição às telas. Ele recebe os alunos da Escola Parque 313/314 Sul de Brasília e os convidados Pilar Lacerda, secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/MDHC, Pedro Bárbara, gerente de Anos Finais do Ensino Fundamental/RJ, e as coordenadoras do MEC Raquel Franzim e Ana Dal Fabbro. 

Escola das Adolescências – O Programa Escola das Adolescências, instituído pela Portaria nº 635/2024, é uma estratégia do governo federal de apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Conjugando esforços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a iniciativa busca construir uma proposta para essa etapa de ensino que: conecte-se com as diversas formas de se viver a adolescência no Brasil; promova um espaço acolhedor; e impulsione a qualidade social da educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.     

A política inclui produção e divulgação de guias temáticos sobre os anos finais do ensino fundamental, assim como incentiva financeiramente escolas priorizadas, segundo critérios socioeconômicos e étnico-raciais. Além disso, encoraja maior conexão com as características dos anos finais, para apoiar a construção de trajetórias de sucesso escolar. Suas estratégias se dividem em três eixos: governança; organização curricular e pedagógica; e desenvolvimento profissional.     

Escola das Adolescências – O Programa Escola das Adolescências, instituído pela Portaria nº 635/2024, é uma estratégia do governo federal de apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Conjugando esforços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a iniciativa busca construir uma proposta para essa etapa de ensino que se conecte com as diversas formas de viver a adolescência no Brasil; promova um espaço acolhedor; e impulsione a qualidade social da educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.   

A política inclui a produção e a divulgação de guias temáticos sobre os anos finais do ensino fundamental, bem como incentivo financeiro a escolas priorizadas segundo critérios socioeconômicos e étnico-raciais. Além disso, encoraja maior conexão com as características dos anos finais, promovendo a construção de trajetórias de sucesso escolar. Suas estratégias se dividem em três eixos: governança; organização curricular e pedagógica; e desenvolvimento profissional.   

 Serviço 

Série Adolescentes e o Mundo Digital 

Episódios inéditos: Toda as segundas-feiras, às 18h30 (horário de Brasília)
Reprises: Segundas, às 12h, 17h15 e 23h30;
Terças às 3h30, 10h45 e 20h30;
Quartas: às 12h e 17h15;
Sábados às 10h; e
Domingos às 14h.
Onde assistir: sintonizando na TV, pelo Canal Educação no YouTube ou pelo canal do MEC no YouTube     

  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Canal Educação    

Leia também

MEC participa das comemorações do 7 de setembro

Brasil reafirma valorização docente em Cúpula da Unesco

CNIJMA: mais estados concluem etapa e elegem delegados

MEC cria auxílio adicional para bolsistas com deficiência

Lançado Guia de Ações Educacionais para Emergências Climáticas

Assuntos Educação
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Educação

MEC participa das comemorações do 7 de setembro

5 de setembro de 2025
Educação

Brasil reafirma valorização docente em Cúpula da Unesco

5 de setembro de 2025
Educação

CNIJMA: mais estados concluem etapa e elegem delegados

5 de setembro de 2025
Educação

MEC cria auxílio adicional para bolsistas com deficiência

5 de setembro de 2025
Educação

Lançado Guia de Ações Educacionais para Emergências Climáticas

5 de setembro de 2025
Educação

MEC realiza formação sobre etapa de planejamento do Novo PAR

5 de setembro de 2025
O EstudoO Estudo