Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Estudo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O EstudoO Estudo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Educação

Brasília será a sede da futura Universidade Federal Indígena

29 de agosto de 2025
Compartilhar

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), conduziu, na quinta-feira, 28 de agosto, a primeira reunião do grupo de trabalho (GT) responsável por formular a proposta de criação e implementação da Universidade Federal Indígena (Unind). Por unanimidade, os membros do GT aprovaram que a sede da futura universidade será em Brasília (DF). A criação de eventuais campi em outras regiões será discutida posteriormente, após a aprovação da lei que instituirá a Unind. 

Também foi definido um cronograma de trabalho, com duas novas reuniões já agendadas para 10 e 16 de setembro, quando serão finalizados o projeto de lei e a exposição de motivos que fundamentará a proposta ao Congresso Nacional.  

Foi aprovada, ainda, a proposta de ser criado, após criação legal da universidade, um comitê para auxiliar na implantação e construção das políticas acadêmicas. O encontro contou com 43 participantes e ampla presença de lideranças indígenas, consolidando mais um passo no processo de construção coletiva da instituição. Quando criada, o Brasil passará a ter 70 universidades federais. 

Segundo o secretário de Educação Superior, Marcus Vinicius David, que preside o GT, a criação da Unind “é uma demanda histórica e fruto do trabalho coletivo e colaborativo entre diferentes povos e saberes, respeitando as especificidades culturais e linguísticas, consolidando espaços de resistência e transformação. É um projeto de educação superior que reafirma a diversidade como princípio e a autonomia dos povos, a partir de um modelo centrado na diversidade, na autonomia e na autodeterminação”. 

As lideranças indígenas agradeceram o compromisso do governo federal com a retomada célere dos trabalhos e solicitaram a realização de um evento presencial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana, para a entrega e assinatura do projeto de lei. 

Construção – A retomada do GT foi determinada pelo ministro Camilo Santana por meio da Portaria MEC nº 536, de 23 de julho de 2025. Coordenado pela Sesu, o grupo reúne representantes de diferentes estruturas do MEC: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi); Secretaria-Executiva (SE); Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres); Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Integram, ainda, o GT, o Ministério dos Povos Indígenas (MPI); a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); o Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (Fneei); a Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (Cneei); o Fórum Nacional de Educação (FNE), além de instituições de ensino superior parceiras da educação escolar indígena. 

Unind – A criação da Universidade Federal Indígena (Unind) é resultado de um processo de escuta e diálogo com os povos indígenas de todas as regiões do país. Em 2024, o MEC, em parceria com o MPI, a Funai e universidades, promoveu 20 seminários regionais, que subsidiaram o documento-base da proposta. 

O texto enfatiza princípios como autonomia e autossuficiência indígena, pluralidade epistêmica, valorização das línguas, fortalecimento das mulheres indígenas e combate ao racismo epistêmico. A futura universidade terá atuação em rede, articulando saberes tradicionais e científicos, com o objetivo de formar profissionais indígenas e contribuir para o fortalecimento das comunidades e da sociedade brasileira como um todo. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu 

Leia também

Webinário apresenta curso de gestão no ensino médio público

MEC debate interação entre museus universitários e sociedade

Lançada Rede HU+ para pesquisa e extensão

Ampliado prazo para registro das condicionalidades do VAAR-Fundeb

Assinado decreto que regulamenta Política Nacional de EPT

Assuntos Educação
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Educação

Webinário apresenta curso de gestão no ensino médio público

29 de agosto de 2025
Educação

MEC debate interação entre museus universitários e sociedade

29 de agosto de 2025
Educação

Lançada Rede HU+ para pesquisa e extensão

29 de agosto de 2025
Educação

Ampliado prazo para registro das condicionalidades do VAAR-Fundeb

29 de agosto de 2025
Educação

Assinado decreto que regulamenta Política Nacional de EPT

29 de agosto de 2025
Educação

MEC repassa R$ 4,07 bi para a educação básica via Fundeb

29 de agosto de 2025
O EstudoO Estudo