Novas rodadas de etapas estaduais da 6ª Conferência Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente (CNIJMA) aconteceram em agosto nos estados de Alagoas, Amapá e São Paulo. Encontro pedagógico criado para promover projetos de ação em prol do meio ambiente nas escolas, a CNIJMA tem como público-alvo estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Nas iniciativas estaduais, são escolhidos os estudantes que integrarão a delegação estadual e o projeto de ação que representará cada estado na etapa nacional, marcada para ocorrer entre os dias 6 e 10 de outubro, em Brasília. A conferência é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O tema proposto para ser debatido e trabalhado nas escolas este ano — “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática” — está alinhado ao lema central da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que busca discutir e negociar medidas para combater as mudanças climáticas com foco na redução de emissões de gases de efeito estufa e na adaptação aos impactos já existentes. A COP30 ocorrerá de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA).
Alagoas – Durante a etapa alagoana, realizada em 19 de agosto, 30 delegados e suplentes, acompanhados de seus professores-orientadores, apresentaram seus projetos, que foram debatidos coletivamente e selecionados para representar o estado na etapa nacional. Entre as vozes que marcaram a conferência esteve a de Lavínia Maísa, estudante da Escola Estadual Indígena Cacique Antônio Izidório, da comunidade Karapotó-Terra Nova. Ela ressaltou a importância de levar a pauta ambiental para o centro do debate escolar. “É muito gratificante estar na conferência. A nossa escola vem trazendo o tema Plantando o Saber e o Futuro do Passado. É muito importante tratar sobre o meio ambiente, preservar e reflorestar para termos um ambiente mais saudável”, destacou a jovem.
Amapá – A conferência amapaense aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de agosto e reuniu jovens de todos os 16 municípios do estado. Educação ambiental, cultura e protagonismo juvenil marcaram o dia com projetos inspiradores, roda de marabaixo, poesia e muita arte. Os estudantes foram divididos em grupos com nomes da música popular amapaense — Planeta Água, Pérola Azulada, Sal da Terra, Tarumã, Jeito Tucuju e Eu Sou da Amazônia —, e os delegados mostraram que cuidar do meio ambiente é também celebrar nossas raízes.
São Paulo – Com a participação de 1.088 escolas públicas, a etapa paulista aconteceu nos dias 19 e 20 de agosto e elegeu 23 estudantes como delegados do estado para a conferência nacional, em outubro. Entre os projetos apresentados, foi destacado o da Escola Estadual Indígena Aldeia Renascer, que teve como objetivo promover a recuperação ambiental do entorno da escola por meio do plantio de mudas nativas e frutíferas, incentivando a preservação da biodiversidade e a melhoria do microclima local. Além desse, também teve destaque o projeto da Escola Estadual Quilombo da Fazenda, que propôs a criação de uma horta local educativa e de ações para a coleta seletiva, a fim de envolver os moradores do local na conscientização sobre reciclagem, redução da produção de resíduos de lixo e fortalecimento do vínculo entre escola e comunidade.
As conferências estaduais ocorrem após as etapas nas escolas e das conferências regionais/municipais — estas, opcionais. Confira as datas das conferências estaduais em cada estado:
Assessoria de Comunicação Social do MEC