Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Estudo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O EstudoO Estudo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Educação

CNIJMA: mais estados concluem etapa e elegem delegados

5 de setembro de 2025
Compartilhar

Novas rodadas de etapas estaduais da 6ª Conferência Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente (CNIJMA) aconteceram em agosto nos estados de Alagoas, Amapá e São Paulo. Encontro pedagógico criado para promover projetos de ação em prol do meio ambiente nas escolas, a CNIJMA tem como público-alvo estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. 

Nas iniciativas estaduais, são escolhidos os estudantes que integrarão a delegação estadual e o projeto de ação que representará cada estado na etapa nacional, marcada para ocorrer entre os dias 6 e 10 de outubro, em Brasília. A conferência é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).  

O tema proposto para ser debatido e trabalhado nas escolas este ano — “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática” — está alinhado ao lema central da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que busca discutir e negociar medidas para combater as mudanças climáticas com foco na redução de emissões de gases de efeito estufa e na adaptação aos impactos já existentes. A COP30 ocorrerá de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA).  

Alagoas – Durante a etapa alagoana, realizada em 19 de agosto, 30 delegados e suplentes, acompanhados de seus professores-orientadores, apresentaram seus projetos, que foram debatidos coletivamente e selecionados para representar o estado na etapa nacional. Entre as vozes que marcaram a conferência esteve a de Lavínia Maísa, estudante da Escola Estadual Indígena Cacique Antônio Izidório, da comunidade Karapotó-Terra Nova. Ela ressaltou a importância de levar a pauta ambiental para o centro do debate escolar. “É muito gratificante estar na conferência. A nossa escola vem trazendo o tema Plantando o Saber e o Futuro do Passado. É muito importante tratar sobre o meio ambiente, preservar e reflorestar para termos um ambiente mais saudável”, destacou a jovem. 

Amapá – A conferência amapaense aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de agosto e reuniu jovens de todos os 16 municípios do estado. Educação ambiental, cultura e protagonismo juvenil marcaram o dia com projetos inspiradores, roda de marabaixo, poesia e muita arte. Os estudantes foram divididos em grupos com nomes da música popular amapaense — Planeta Água, Pérola Azulada, Sal da Terra, Tarumã, Jeito Tucuju e Eu Sou da Amazônia —, e os delegados mostraram que cuidar do meio ambiente é também celebrar nossas raízes. 

São Paulo – Com a participação de 1.088 escolas públicas, a etapa paulista aconteceu nos dias 19 e 20 de agosto e elegeu 23 estudantes como delegados do estado para a conferência nacional, em outubro. Entre os projetos apresentados, foi destacado o da Escola Estadual Indígena Aldeia Renascer, que teve como objetivo promover a recuperação ambiental do entorno da escola por meio do plantio de mudas nativas e frutíferas, incentivando a preservação da biodiversidade e a melhoria do microclima local. Além desse, também teve destaque o projeto da Escola Estadual Quilombo da Fazenda, que propôs a criação de uma horta local educativa e de ações para a coleta seletiva, a fim de envolver os moradores do local na conscientização sobre reciclagem, redução da produção de resíduos de lixo e fortalecimento do vínculo entre escola e comunidade.  

As conferências estaduais ocorrem após as etapas nas escolas e das conferências regionais/municipais — estas, opcionais. Confira as datas das conferências estaduais em cada estado: 

Assessoria de Comunicação Social do MEC 

Leia também

MEC participa das comemorações do 7 de setembro

Brasil reafirma valorização docente em Cúpula da Unesco

MEC cria auxílio adicional para bolsistas com deficiência

Lançado Guia de Ações Educacionais para Emergências Climáticas

MEC realiza formação sobre etapa de planejamento do Novo PAR

Assuntos Educação
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Educação

MEC participa das comemorações do 7 de setembro

5 de setembro de 2025
Educação

Brasil reafirma valorização docente em Cúpula da Unesco

5 de setembro de 2025
Educação

MEC cria auxílio adicional para bolsistas com deficiência

5 de setembro de 2025
Educação

Lançado Guia de Ações Educacionais para Emergências Climáticas

5 de setembro de 2025
Educação

MEC realiza formação sobre etapa de planejamento do Novo PAR

5 de setembro de 2025
Educação

Caravana Pé-de-Meia conversa com estudantes de Roraima

5 de setembro de 2025
O EstudoO Estudo