Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Estudo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O EstudoO Estudo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Educação

Escola estimula protagonismo juvenil em educação ambiental

23 de maio de 2025
Compartilhar

No interior do Ceará, em uma região tomada pelo único bioma totalmente brasileiro, a Caatinga, estudantes aprendem na prática a importância da preservação dos recursos hídricos. É esse o objetivo do Projeto Água Boa, que mobiliza estudantes da Escola Antônio Viana de Mesquita, em Itapajé (CE). 

 A ideia é conscientizar não só os estudantes, mas toda a comunidade do entorno escolar sobre o uso responsável da água. Por meio do projeto, os alunos foram convidados a pensar no consumo de água nas casas e na própria escola, além de elaborar alternativas para a economia de recursos hídricos. A iniciativa contou com rodas de conversa, palestras com especialistas e elaboração de cartazes temáticos. Os estudantes ainda dialogam com autoridades públicas sobre a manutenção e a limpeza do espaço do rio. 

O projeto Água Boa foi selecionado para representar a escola na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que foi realizada na unidade de ensino em 13 de maio. A escolha contou com ampla participação da comunidade escolar e representa o destaque para a segurança hídrica na pauta ambiental da região. 

Até o dia 30 de junho, 61.806 escolas públicas e particulares de todo o país podem participar da etapa Conferência na Escola da VI CNIJMA. A exigência é ter ao menos uma turma dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). No Brasil, esse universo de escolas tem potencial para mobilizar mais de 775 mil professores e nove milhões de estudantes. Em 2025, o tema da CNIJMA é “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”.    

Protagonismo juvenil – Por meio do projeto da conferência, alunos da Escola Antônio Viana de Mesquita retiraram detritos que poderiam poluir a água das margens do rio. Os estudantes ainda foram estimulados a demandar às autoridades locais a limpeza da área para atividades de cultura e lazer.  

Uma das integrantes da proposta, Kelly Barbosa, de 14 anos, afirmou que o Água Boa nasceu como um projeto escolar e se desenvolveu como uma verdadeira oportunidade de fazer a diferença na preservação do meio ambiente. Como delegada eleita pela escola para representar o projeto, Kelly se engaja em atividades que vão desde a produção de cartazes até a elaboração de ações de conscientização.  

Para a estudante, o projeto é um lembrete de que todos, independentemente da idade, têm muito a ensinar e a aprender. “Acho incrível o poder que nós temos de nos engajarmos em algo tão importante como a sustentabilidade, em que somos protagonistas com coragem e vontade de fazer acontecer”, afirma. Na conferência, as iniciativas são preferencialmente feitas pelos e para os estudantes. 

Uma das idealizadoras do Água Boa, a professora de geografia Érica Souza Teixeira narra a experiência com os alunos. No projeto, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar o rio que abastece a cidade e debater a importância dos recursos hídricos no local. “Durante esse processo de construção, aprendemos muito sobre as temáticas de meio ambiente e sustentabilidade”, destaca.  

 A docente conta que o protagonismo estudantil foi o ponto central do projeto. “Foi muito importante ver e ouvir cada voz, cada ação que foi projetada, e estar presente na construção do conhecimento de cada educando”, comemora. A Escola Antônio Viana de Mesquita será representada pela turma do 9º ano na VI CNIJMA. 

Conferência na Escola – Essa é considerada a etapa mais importante da CNIJMA, pois é quando a escola aceita um chamado de participação. Nessa etapa, as escolas se envolvem em pesquisas, diálogos e reflexões sobre o tema, culminando no evento de eleição do projeto de ação da escola, do delegado, do seu suplente, que vai defendê-lo nas etapas posteriores do processo, além do profissional da educação responsável pelo acompanhamento do delegado.  

A conferência transforma a escola em um espaço de diálogo sobre a justiça climática, envolvendo a comunidade e valorizando, cada vez mais, o protagonismo infantojuvenil. Isso porque os delegados e os suplentes são estudantes (de 11 a 14 anos) interessados na causa socioambiental, eleitos pelos seus próprios colegas para representá-los. Confira um “Passo a Passo” com a metodologia para a participação das escolas na VI CNIJMA. 

Com delegações e projetos de ação eleitos, é a vez das etapas municipais e regionais, que resultam nas conferências estaduais, as quais têm até 15 de agosto para acontecer. Delegações e projetos de ação finalistas chegarão à Conferência Nacional, prevista para ocorrer de 6 a 10 de outubro de 2025, em Brasília (DF), onde haverá espaço para aprendizagem e troca de experiências entre centenas de participantes de vários estados. 

CNIJMA – A VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A conferência funciona como um pretexto pedagógico para promover a educação ambiental nas escolas e estimular o público infantojuvenil a se tornar agente ativo de mudanças nas ações de mitigação e adaptação às mudanças do clima. 

A iniciativa foi realizada pela primeira vez em 2003. Nas cinco edições realizadas ao longo de 15 anos (2003-2018), mais de 20 milhões de pessoas participaram: crianças e adolescentes de 11 a 14 anos (como delegados); jovens de 18 a 29 anos (como mobilizadores, facilitadores, oficineiros e gestores); professores e profissionais das comunidades escolares; e gestores da educação e do meio ambiente. Cada edição mobilizou, em média, 14 mil escolas de todos os estados. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC 

Leia também

Enem 2025: prazo para inscrição é ampliado até 13 de junho

MEC conclui seminário de enfrentamento ao bullying nas escolas

PDDE Equidade: prazo para adesão é ampliado até 25 de junho

MEC participa do Fórum de Reitores das Universidades do BRICS

Enem 2025: inscrições terminam hoje (6)

Assuntos Educação
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Educação

Enem 2025: prazo para inscrição é ampliado até 13 de junho

7 de junho de 2025
Educação

MEC conclui seminário de enfrentamento ao bullying nas escolas

6 de junho de 2025
Educação

PDDE Equidade: prazo para adesão é ampliado até 25 de junho

6 de junho de 2025

MEC participa do Fórum de Reitores das Universidades do BRICS

6 de junho de 2025
Educação

Enem 2025: inscrições terminam hoje (6)

6 de junho de 2025
Educação

Ufopa abre seleção para seu novo campus em Rurópolis (PA)

6 de junho de 2025
O EstudoO Estudo