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Educação

Estados trocam experiência em encontro da CNIJMA

19 de agosto de 2025
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No início de agosto, os estados Maranhão, Rondônia e Tocantins realizaram os encontros da etapa estaduais da Conferência Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente (CNJIMA). A conferência é um encontro pedagógico criado a partir dos projetos de ação em prol do meio ambiente construídos nas unidades escolares, principalmente por estudantes do 6º ao 9º ano. O Ministério da Educação (MEC) destaca as iniciativas estaduais, nas quais são escolhidos os estudantes que integrarão a delegação estadual e o projeto de ação que representará cada estado na etapa nacional, marcada para ocorrer entre os dias 6 e 10 de outubro, em Brasília. 

O tema proposto para ser debatido e trabalhado nas escolas neste ano – “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática” – está alinhado ao lema central da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que visa discutir e negociar medidas para combater as mudanças climáticas, com foco na redução de emissões de gases de efeito estufa e na adaptação aos impactos já existentes. A COP30 acontecerá de 10 a 21 de novembro, em Belém, Pará.  

Maranhão – A etapa maranhense da CNJIMA foi sediada em São Luís e reuniu mais de 80 estudantes de diferentes municípios do Maranhão. O evento, realizado na capital, foi um momento de troca de experiências, informações e construção coletiva de propostas para a preservação e uso sustentável dos recursos naturais. O encontro também serviu para a seleção das delegações que representarão o Maranhão na etapa nacional da conferência, prevista para ocorrer em outubro.  

Durante quatro dias, os participantes estiveram envolvidos em oficinas, palestras, apresentações culturais e debates sobre questões ambientais locais e globais, sempre com foco na sustentabilidade e na cidadania. Representando escolas públicas, os alunos trouxeram ideias inovadoras e projetos desenvolvidos em suas comunidades, abordando temas como gestão de resíduos, proteção de nascentes, reflorestamento, energias renováveis e mudanças climáticas. 

Rondônia – A capital do estado, Porto Velho, sediou a etapa rondoniense da CNJIMA e reuniu centenas de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, entre 11 e 14 anos, além de profissionais da educação e comunidades escolares em torno de práticas sustentáveis e de reflexão sobre os desafios socioambientais contemporâneos. O evento foi estruturado em três eixos temáticos: territórios saudáveis, territórios que protegem e territórios de paz e sustentabilidade. 

A secretária de Estado da Educação, Ana Pacini, destacou o envolvimento das escolas no processo. “Desde 2024, temos desenvolvido uma mobilização ativa junto às superintendências regionais, promovendo formações, reuniões on-line e encontros presenciais para garantir que todas as escolas tenham acesso às orientações e possam participar de forma efetiva. A educação ambiental é prioridade e deve estar presente no cotidiano escolar como uma ferramenta de transformação social”, ressaltou. 

Tocantins – A etapa tocantinense da CNJIMA aconteceu em Palmas, capital do estado, e estimulou a apresentação de projetos de escolas regulares, indígenas, quilombolas e do campo para debater soluções socioambientais a partir do tema “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”. Ao final, foram escolhidos 12 projetos para representar o Tocantins na etapa nacional, abrangendo todas as modalidades de ensino. 

Entre os destaques, Magdiel Tewassyri Karajá, da Escola Indígena Waxiho Bedu, apresentou um projeto sobre educação ambiental e descarte irregular de lixo nos rios, finalizando com o tradicional Canto Iny de Agradecimento (Txikotoetuke). Já Vitor Fernandes Rodrigues, quilombola da comunidade Barra do Aroeira, mostrou ao público seu projeto de Usina Orgânica, voltado à produção de adubo para recuperação da mata ciliar do Córrego Brejão. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC 

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Assuntos Educação
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