Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Estudo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O EstudoO Estudo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Educação

Estudantes participam de conferências estaduais da 6ª CNIJMA

25 de agosto de 2025
Compartilhar

Estudantes do Ceará, de Goiás, de Mato Grosso do Sul e de Roraima participaram, entre os dias 12 e 15 de agosto, da etapa estadual para a 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente (CNIJMA), um encontro pedagógico criado a partir dos projetos de ação em prol do meio ambiente construídos nas unidades escolares, principalmente por estudantes do 6º ao 9º ano. A conferência é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), por meio do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).  

O tema proposto para ser debatido e trabalhado nas escolas este ano — “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática” — está alinhado ao lema central da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que visa discutir e negociar medidas para combater as mudanças climáticas, com foco na redução de emissões de gases de efeito estufa e na adaptação aos impactos já existentes. A COP30 acontecerá de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA).   

Ceará – O estado do Ceará foi o que mais mobilizou escolas — 54% dos municípios aderiram e promoveram todas as etapas escolares e municipais. A etapa estadual aconteceu de 12 a 14 de agosto. No encontro, o educador ambiental, Sérgio Mota, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará, proferiu palestra sobre Justiça Climática para um público de 130 professores. Ele destacou a importância da conferência no contexto das mudanças climáticas, para promover a participação e o protagonismo do estudante infantojuvenil na elaboração de propostas. “Neste momento, todos estamos com a responsabilidade, por meio das propostas que aqui serão apresentadas, de contribuir para a construção de um futuro mais justo e sustentável”, disse.  

Mato Grosso do Sul – O encontro no Mato Grosso do Sul reuniu, também de 12 a 14 de agosto, 70 estudantes delegados de diferentes regiões do estado, além de professores, especialistas e jovens facilitadores, para discutir e propor ações dentro do tema. A programação incluiu rodas de conversa, oficinas nas chamadas “Estações do Conhecimento” — como Gaia em Jogo, Escrita-Semente, Banho de Floresta, Yoga como Escuta do Mundo e Animais Peçonhentos e Venenosos —, além de apresentações culturais, mostra científica e atividades de integração. O formato seguiu princípios como “Jovem Escolhe Jovem”, “Jovem Educa Jovem” e “Uma Geração Aprende com a Outra”, promovendo trocas entre saberes, culturas e territórios.  

Goiás – A etapa goiana reuniu 60 estudantes, 60 educadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil de todas as regiões do estado, promovendo o protagonismo juvenil e o compromisso coletivo com um futuro mais sustentável e justo. A diversidade de instituições envolvidas fortaleceu a construção coletiva e intersetorial da conferência, promovendo um diálogo democrático e plural.  

Durante a conferência estadual, que aconteceu de 13 a 15 de agosto, os estudantes — carinhosamente chamados de “delegadinhos” — apresentaram projetos socioambientais desenvolvidos em suas escolas e comunidades e elegeram os 17 delegadinhos para representar Goiás na etapa nacional da CNIJMA.  

Roraima – Em Roraima, a etapa estadual reuniu, nos dias 14 e 15 de agosto, estudantes de 54 escolas da capital, do interior e de comunidades indígenas. Foi resultado de um processo iniciado cinco meses antes, quando a secretaria de educação do estado promoveu as etapas escolares. Em cada unidade, estudantes debateram, criaram projetos e elegeram seus representantes. Ao todo, 17.206 alunos participaram dessa construção coletiva.  

A Escola Estadual Vereador Francisco Pereira Lima, do município de Mucajaí (RR), apresentou o projeto “Do lixo ao lucro”, voltado à redução do impacto do plástico no meio ambiente. A proposta busca sensibilizar a comunidade sobre a importância da reciclagem e do uso responsável dos recursos naturais. “Já colocamos em prática o projeto na nossa escola, fazendo coleta seletiva e oficina de artes, criando brinquedos e materiais úteis que podem ser aproveitados pela comunidade”, explicou Israel Mota, aluno da escola. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC 

Leia também

MEC visita Universidade Federal Rural do Semi-Árido no RN

Webinário apresenta curso de gestão no ensino médio público

Brasília será a sede da futura Universidade Federal Indígena

MEC debate interação entre museus universitários e sociedade

Lançada Rede HU+ para pesquisa e extensão

Assuntos Educação
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Educação

MEC visita Universidade Federal Rural do Semi-Árido no RN

30 de agosto de 2025
Educação

Webinário apresenta curso de gestão no ensino médio público

29 de agosto de 2025
Educação

Brasília será a sede da futura Universidade Federal Indígena

29 de agosto de 2025
Educação

MEC debate interação entre museus universitários e sociedade

29 de agosto de 2025
Educação

Lançada Rede HU+ para pesquisa e extensão

29 de agosto de 2025
Educação

Ampliado prazo para registro das condicionalidades do VAAR-Fundeb

29 de agosto de 2025
O EstudoO Estudo