Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Estudo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O EstudoO Estudo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Educação

Formação de professores do Acre é subsidiada por materiais do MEC

30 de maio de 2025
Compartilhar

Materiais elaborados pelo Ministério da Educação (MEC), com foco na alfabetização contextualizada e reflexiva, foram utilizados como base do 1º Percurso Formativo – Etapa Municipal, formação voltada para os professores dos 1º e 2º anos do ensino fundamental das redes estadual e municipal da Regional TK/Envira, no Acre. A ação é vinculada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e ocorreu na última quarta-feira, 28 de maio.  

O encontro, com carga horária de oito horas presenciais, foi conduzido pelas assessoras Sandra Hanan, da Secretaria Municipal de Educação de Feijó, e Marta Wanderley, articuladora municipal do CNCA. O momento foi descrito pelos participantes como dinâmico e colaborativo, com atividades em grupo, socialização de saberes e reflexões orientadas pelos conteúdos propostos. 

“Foi um momento de muita aprendizagem, ora lendo e se apropriando do que há de mais atual sobre o processo de alfabetização nos fascículos, ora refletindo em grupo, socializando e ampliando saberes e conhecimentos em uma troca de informações com foco no desenvolvimento de competências para melhor ensinar”, afirmou Sandra Hanan. 

Na semana anterior ao encontro, as equipes responsáveis estiveram reunidas para organizar os materiais pedagógicos, planejar as dinâmicas, preparar o espaço formativo e estruturar toda a logística do evento, incluindo credenciamento, momentos culturais e apresentação do cronograma completo da formação. Estão previstos cinco encontros presenciais até 2026, no âmbito da Especialização em Formação, Docência e Alfabetização Inicial (1º e 2º anos), promovida pelo Centro de Educação Aberta e a Distância, da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI), com apoio do governo federal e do CNCA. 

CNCA – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é uma política pública do MEC que visa garantir a alfabetização de todas as crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental e recuperar as aprendizagens de estudantes do 3º ao 5º ano impactadas pela pandemia. Seus princípios incluem a promoção da equidade educacional, o respeito às diversidades regionais e sociais e a corresponsabilização entre União, estados e municípios. A iniciativa oferece apoio técnico e financeiro, materiais didáticos e pedagógicos, avaliações e formações, com metas pactuadas e monitoramento contínuo para assegurar o direito à alfabetização. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) 

Leia também

Enem 2025: prazo para inscrição é ampliado até 13 de junho

MEC conclui seminário de enfrentamento ao bullying nas escolas

PDDE Equidade: prazo para adesão é ampliado até 25 de junho

MEC participa do Fórum de Reitores das Universidades do BRICS

Enem 2025: inscrições terminam hoje (6)

Assuntos Educação
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Educação

Enem 2025: prazo para inscrição é ampliado até 13 de junho

7 de junho de 2025
Educação

MEC conclui seminário de enfrentamento ao bullying nas escolas

6 de junho de 2025
Educação

PDDE Equidade: prazo para adesão é ampliado até 25 de junho

6 de junho de 2025

MEC participa do Fórum de Reitores das Universidades do BRICS

6 de junho de 2025
Educação

Enem 2025: inscrições terminam hoje (6)

6 de junho de 2025
Educação

Ufopa abre seleção para seu novo campus em Rurópolis (PA)

6 de junho de 2025
O EstudoO Estudo