Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Estudo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O EstudoO Estudo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Educação

MEC debate interação entre museus universitários e sociedade

29 de agosto de 2025
Compartilhar

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), participou do 8º Fórum Permanente de Museus Universitários (8FPMU), entre os dias 25 e 29 de agosto, na Universidade Federal do Ceará (UFC). Com o tema “Coleções, Museus Universitários e Sociedade: elos entre ciência, cultura e comunidade”, o evento promoveu um espaço de diálogo sobre a interação dos museus universitários com a sociedade, movimentos sociais e instituições de ensino e pesquisa. 

A coordenadora-geral de Relações Estudantis da Sesu, Lúcia Pellanda, e a coordenadora da Comissão Permanente e Multidisciplinar sobre Museus Federais no âmbito do MEC, Damiane dos Santos, compuseram a mesa de abertura. Pellanda compôs também o painel “Gestão e Financiamento de Coleções e Museus Universitários – desafios e perspectivas”. A mesa propôs uma apresentação e análise crítica sobre os modelos de gestão e as estratégias de financiamento de coleções e museus universitários, discutindo desafios estruturais, normativos e orçamentários, além de apontar caminhos possíveis para sua sustentabilidade e fortalecimento institucional. 

“Os museus universitários são cultura, ensino, pesquisa, extensão, inovação e comunicação. Em muitos lugares, as universidades representam os únicos equipamentos culturais das cidades. Como diz o nosso slogan do fórum: são os elos entre a ciência, a cultura e a comunidade. Representam um patrimônio que é tangível e intangível do povo brasileiro, fundamentais também para nossa soberania”, afirmou Pellanda. 

O encontro reuniu profissionais, pesquisadores, professores e estudantes das diversas tipologias de coleções e museus universitários do Brasil. O evento chega à oitava edição debatendo temas como preservação, inovação e o papel social dos museus universitários. Reunindo cerca de 500 especialistas, configura-se como um espaço de articulação e diálogo entre museus, movimentos sociais e instituições de ensino e pesquisa. 

Durante cinco dias, o fórum teve conferências, apresentações orais, sessões de pôsteres, painéis de debate, reuniões temáticas, visitas técnicas e uma homenagem especial a profissionais que dedicaram suas vidas ao campo das coleções e museus universitários.  

Comissão – A Comissão Permanente e Multidisciplinar sobre museus federais do MEC realizou uma reunião temática no dia 26 de agosto, coordenada por Damiane dos Santos (Sesu/MEC), Ana Luiza Carvalho (SE/MEC) e Noris Leal (consultora do MEC). A Comissão tem a finalidade de subsidiar a discussão, a elaboração e a apresentação de ações e estratégias para o acompanhamento dos museus. Na reunião, foram apresentadas ações já realizadas e em curso para institucionalização e fortalecimento dos museus e para o aprimoramento do diálogo entre gestores e profissionais dos museus. 

Agenda – O MEC também integrou, no dia 28 de agosto, a mesa “A gestão de museus federais nas universidades e institutos federais”, durante a reunião do Colégio de Pró-Reitores(as) de Extensão (Coex) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O encontro reuniu gestores de extensão, representantes do governo federal e do parlamento para fortalecer a extensão universitária como instrumento de transformação social e desenvolvimento institucional. 

A Sesu apresentou as ações já realizadas e em curso para a institucionalização e o fortalecimento dos museus federais vinculados ao MEC, com foco em planejamento e implementação de políticas e programas educacionais museais prioritários. O seminário aprofundou, ainda, o diálogo entre gestores sobre o Acórdão 1243/2019 (TCU), que estabeleceu determinações relativas às condições de segurança do patrimônio em museus federais e à identificação de riscos e oportunidades de melhoria na gestão patrimonial e orçamentária. A mesa discutiu boas práticas para fortalecer a governança, a segurança e a sustentabilidade dos museus universitários. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu e da UFC 

Leia também

Webinário apresenta curso de gestão no ensino médio público

Brasília será a sede da futura Universidade Federal Indígena

Lançada Rede HU+ para pesquisa e extensão

Ampliado prazo para registro das condicionalidades do VAAR-Fundeb

Assinado decreto que regulamenta Política Nacional de EPT

Assuntos Educação
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Educação

Webinário apresenta curso de gestão no ensino médio público

29 de agosto de 2025
Educação

Brasília será a sede da futura Universidade Federal Indígena

29 de agosto de 2025
Educação

Lançada Rede HU+ para pesquisa e extensão

29 de agosto de 2025
Educação

Ampliado prazo para registro das condicionalidades do VAAR-Fundeb

29 de agosto de 2025
Educação

Assinado decreto que regulamenta Política Nacional de EPT

29 de agosto de 2025
Educação

MEC repassa R$ 4,07 bi para a educação básica via Fundeb

29 de agosto de 2025
O EstudoO Estudo