Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Estudo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O EstudoO Estudo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Educação

MEC inicia ciclo de formação para articuladores do CNCA

25 de agosto de 2025
Compartilhar

Começou, nesta segunda, 25 de agosto, o 3º Ciclo Formativo da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Renalfa). O encontro, que vai até 27 de agosto, constitui um componente essencial da estratégia de implementação e gestão do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), iniciativa do Ministério da Educação (MEC). A abertura foi transmitida pelo canal do MEC no YouTube.

O objetivo do ciclo é fornecer apoio técnico aos membros da Renalfa, rede dedicada a coordenar e implementar as políticas de alfabetização em nível local. As formações são realizadas trimestralmente para articulação das políticas públicas relacionadas à alfabetização, fornecendo bases para uma estrutura de governança sistêmica do CNCA.

Anita Stefani, diretora de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, ressaltou que: “Nosso papel no ministério é apoiar, induzir e fortalecer as redes municipais e estaduais, para que a alfabetização aconteça e que chegue nos índices ambiciosos que estabelecemos, e não só até o final dessa gestão, mas até 2030. Criança alfabetizada não é uma política de governo, é um compromisso com o Brasil”. A diretora citou que, em pouco mais de dois anos e meio de governo, já foram investidos mais de R$ 1,4 bilhão no CNCA.

“Esse encontro vem com essa perspectiva de a gente se apropriar, cada vez mais, de todas essas interfaces que perpassam o compromisso, de acompanhamento, de monitoramento, da criação de políticas, de formação, de avaliação dos indicadores, de ver a educação infantil como parte integrante desse processo, e aí a gente consegue avançar em prol da implementação qualificada do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, pontuou a diretora de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC, Rita de Luna.

Em sua fala, Marisa Costa, diretora de Incentivo a Estudantes da Educação Básica do MEC, afirmou que garantir o fortalecimento da construção dos saberes pelas crianças, na idade certa, garante que no futuro elas tenham uma trajetória escolar de sucesso. “O Pé-de-Meia, atualmente, atende a mais de 4 milhões de estudantes do ensino médio, e uma parte desses estudantes ainda sofre consequências de processos de alfabetização tardios”.

Também participaram do evento Manuel Palacios, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Roberta Barreto de Oliveira, secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro; Maria Virgínia Feitosa, representante no Rio de Janeiro da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Márcia Baldini, representante da Undime Nacional; e Adriano Giglio, representante da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Renalfa – Estabelecida pela Portaria nº 1.774/2023, a Renalfa é um componente fundamental do CNCA, ao ampliar a capacidade institucional dos sistemas municipais e estaduais de ensino. Conta com mais de sete mil articuladores, sendo cinco nacionais; dois em cada estado e no Distrito Federal; três em cada região; e um em cada município. Assim, com uma coordenação integrada às políticas educacionais de alfabetização em todo o país, a Renalfa visa promover a melhoria contínua da qualidade da alfabetização. 

Compromisso – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). O programa busca, ainda, garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, no 4º e no 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB

Leia também

MEC visita Universidade Federal Rural do Semi-Árido no RN

Webinário apresenta curso de gestão no ensino médio público

Brasília será a sede da futura Universidade Federal Indígena

MEC debate interação entre museus universitários e sociedade

Lançada Rede HU+ para pesquisa e extensão

Assuntos Educação
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Educação

MEC visita Universidade Federal Rural do Semi-Árido no RN

30 de agosto de 2025
Educação

Webinário apresenta curso de gestão no ensino médio público

29 de agosto de 2025
Educação

Brasília será a sede da futura Universidade Federal Indígena

29 de agosto de 2025
Educação

MEC debate interação entre museus universitários e sociedade

29 de agosto de 2025
Educação

Lançada Rede HU+ para pesquisa e extensão

29 de agosto de 2025
Educação

Ampliado prazo para registro das condicionalidades do VAAR-Fundeb

29 de agosto de 2025
O EstudoO Estudo