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Educação

MEC inicia formação docente pelo programa Mais Professores

3 de junho de 2025
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O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e outras cinco universidades federais, deu início ao curso de Especialização em Docência na Educação Infantil. A aula magna, realizada no dia 30 de maio, no auditório Afonso Sena da UFPI, em Teresina, marcou o lançamento nacional da iniciativa, que integra o Programa Mais Professores para o Brasil. O intuito é fortalecer a formação continuada de profissionais da educação infantil em 18 polos de apoio presenciais distribuídos por todas as regiões do Brasil. 

A UFPI coordena a oferta por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead), em articulação com as Universidades Federais do Oeste do Pará (UFOPA), de Mato Grosso do Sul (UFMS), de São Carlos (UFSCar), Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Fronteira Sul (UFFS), além de outras universidades públicas parceiras. Juntas, essas instituições atuam na implementação do curso nos polos regionais de formação. 

Com duração de 16 meses, o curso é coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, por meio da Diretoria de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação (Difor) e da Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Básica (DPDI), em colaboração com a Rede Interinstitucional de Formação de Professores da Educação Infantil (Refei) — instância que reúne instituições públicas de ensino superior comprometidas com a formação de docentes da educação infantil em âmbito nacional. 

A diretora de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, Rita Esther Ferreira de Luna, participou da aula inaugural e destacou que a iniciativa reafirma a prioridade do MEC em garantir formação especializada e de qualidade desde as etapas iniciais da educação básica. “A educação infantil precisa estar no centro da política pública de formação, com estratégias que valorizem as professoras e reconheçam a complexidade do trabalho docente com bebês e crianças pequenas”, afirmou. 

A aula magna também contou com a participação da professora Sônia Kramer, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), que fez uma conferência virtual com mediação da professora Rita Esther. O evento foi transmitido ao vivo para educadoras e educadores de todo o país.  

Rita Coelho, coordenadora–geral de Educação Infantil da SEB, na ocasião, ressaltou o papel da formação continuada para a qualificação das práticas pedagógicas: “Formar professoras da infância é uma ação estratégica do Estado, para garantir o direito das crianças a uma educação de qualidade, inclusiva e socialmente referenciada”, afirmou. 

Também estiveram presentes no evento todas as coordenadoras institucionais das universidades públicas federais que coordenam as regiões, distribuídas conforme a necessidade de atendimento: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste I, Sudeste II e Sul. 

PNE – O curso de especialização busca contribuir para o cumprimento das Metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação (PNE), que tratam, respectivamente, da formação específica e da valorização dos profissionais da educação básica. A proposta é que, ao longo da formação, os cursistas desenvolvam conhecimentos teóricos e metodológicos alinhados às diretrizes curriculares da educação infantil e às realidades locais de atuação. 

Mais Professores – Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.    

O programa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país e prevê as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia Licenciaturas, Bolsa Mais Professores, Prova Nacional Docente, Portal de Formação e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB  

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Assuntos Educação
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