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Educação

MEC participa de reunião sobre educação básica na Argentina

6 de junho de 2025
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O Ministério da Educação (MEC) participou, nos dias 5 e 6 de junho, em Buenos Aires, da reunião presencial da Comissão de Área de Educação Básica (CAEB), do Setor Educacional do Mercosul. O encontro foi realizado na sede do Ministério do Capital Humano da Argentina, no contexto da Presidência Pro Tempore Argentina (PPTA), com o objetivo de consolidar ações educacionais regionais e preparar a transição para o Brasil, que assumirá a presidência do bloco no segundo semestre de 2025. 

A CAEB é representada pela coordenadora-geral de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Tereza Farias, e responde por grupos do Mercosul Educação que possuem ações relacionadas à educação na primeira infância, ao projeto de escolas interculturais de fronteira, ao projeto de fortalecimento do ensino médio, à implementação do Protocolo de Integração Educativa e Reconhecimento de Estudos na Educação Básica e às atividades do Grupo de Trabalho de Cidadania Regional, que incluem a realização do Parlamento Juvenil do Mercosul. 

A reunião contou com a presença das delegações dos quatro países-membros do Mercosul: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e produziu insumos técnicos que serão levados à apreciação na Reunião de Ministros de Educação (RME), instância superior do Setor Educacional do bloco, integrada pelos ministros da educação dos estados-membros e de países associados. 

Além dos informes de cada um dos grupos de trabalho e comissões ad hoc que compõem a CAEB, foi discutida a realização da etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul, que acontecerá entre os dias 11 e 14 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR), no Brasil, com participação de delegações de estudantes do ensino médio de todos os países-membros. 

A coordenadora Tereza Farias avalia que o encontro foi mais um passo importante na consolidação da integração regional e destaca um avanço sobre o olhar do bloco para a aprendizagem em matemática: “Registro um importante consenso estabelecido na reunião da CAEB no marco da PPTA, que foi a indicação de criação de uma comissão ad hoc de fortalecimento do ensino da matemática, considerando os desafios comuns enfrentados pelos países em garantir uma aprendizagem adequada em matemática para os estudantes da educação básica. A indicação será levada à apreciação dos ministros para que possa vigorar a partir da Presidência Pro Tempore do Brasil.” 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

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Assuntos Educação
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