Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Estudo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O EstudoO Estudo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Educação

MEC participa do Parlamento Juvenil do Mercosul

12 de agosto de 2025
Compartilhar

O Ministério da Educação (MEC) participa, nesta semana, em Foz do Iguaçu (PR), do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM). Realizado em parceria com o MEC, Institutos Federais, universidades e órgãos públicos, o PJM começou, na segunda-feira, 11 de agosto, e vai até o dia 14 de agosto, no Marco das Três Fronteiras. Esta é a 7ª edição do PJM e é a primeira vez que o Brasil é sede da etapa internacional. O tema discutido neste ano é “Mercosul digital: juventudes e a inteligência artificial”. 

Participam do evento 27 estudantes de escolas públicas estaduais e municipais do Brasil, 19 estudantes uruguaios e cinco estudantes argentinos na qualidade de observadores. Ao todo, o evento conta com 46 alunos de países-membros do Mercosul — Argentina, Brasil e Uruguai. Durante os dias de trabalho, os estudantes terão a oportunidade de aprender mais sobre a integração regional sob o Mercosul, conhecer melhor sobre a cultura desses países e debater ideias que se transformarão em uma declaração a ser entregue ao Parlamento do Mercosul. 

Na cerimônia de abertura, o coordenador de Juventudes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, Yann Evanovick, falou sobre a importância da retomada da pauta da juventude pelo governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pela gestão do ministro da Educação, Camilo Santana. O coordenador citou um conjunto de programas voltados para a juventude, como o Pé-de-Meia, a Rede Nacional de Cursinhos Populares (Cpop), o Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para acesso de estudantes da rede pública de ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Partiu IF) e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). Além disso, destacou o protagonismo do Brasil como etapa internacional do PJM. 

“No dia 11 de agosto, comemoramos o Dia do Estudante e escolhemos essa data para reafirmar a importância dos estudantes para nós. O Parlamento Juvenil do Mercosul é um lugar de participação e diálogo da juventude. A realização dessa etapa internacional no Brasil e em meio a datas simbólicas reafirma a importância desse espaço e da juventude para nós”, afirmou Evanovick. 

Estudante do Centro de Ensino Médio Ave Branca (Cemab), de Taguatinga (DF), Cecília Lopes comentou sobre a expectativa de participar da etapa internacional como Jovem Parlamentar do Mercosul. A estudante acredita que sua participação no PJM pode estimular a inserção de outros jovens nos debates sobre o futuro da juventude. 

“Minha expectativa é que o encontro seja um espaço de muito debate entre estudantes de outros estados do Brasil e de países do Mercosul, e de muita troca de experiências, assim como aconteceu na etapa nacional. Espero que minha participação estimule outros estudantes a participarem, e que mais escolas e professores possam incentivar seus estudantes”, afirmou Cecília.      

Também participaram da abertura do evento a reitora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Diana Araújo Pereira; o diretor de Relações Internacionais da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Petterson Gherlandi; o gerente de Educação da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Santiago Plata; o presidente do Diretório Estudantil Latino-americano da Unila, Yordannis Crespo Urrutia; e o reitor do Instituto Federal do Paraná, Adriano Willian Pereira. 

Objetivos – O intuito do PJM é proporcionar aos jovens estudantes de redes públicas dos países-membros do bloco um espaço de encontro e diálogo que incentiva o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum entre os países. Durante os quatro dias do encontro, os jovens aprenderão sobre o funcionamento do bloco e suas instâncias e sobre como dialogar e buscar consenso para a proposição de soluções para problemas comuns. 

Além de ampliar seus conhecimentos, os estudantes vivenciarão o funcionamento das instituições democráticas e participam de debates construtivos que lhes permitem fortalecer a capacidade de expressar suas ideias, bem como desenvolver habilidades de reflexão crítica para a formulação de propostas que reflitam suas necessidades. 

7ª Edição do PJM – A reunião ocorre no Marco das Três Fronteiras, símbolo da integração regional. Na ocasião, a Ponte Internacional da Fraternidade foi iluminada com as cores do Mercosul — azul, verde e branco. Na abertura, houve a apresentação cultural do grupo Corpo de Dança Folclore, Tradição e Cultura, que celebrou a identidade latino-americana por meio da música, do movimento e da memória dos nossos territórios. 

O evento também ocorre na semana em que se comemora o Dia Internacional da Juventude e que se celebram os 20 anos da Política Nacional de Juventude, instituída pela Lei nº 11.129/2005, que criou a Secretaria Nacional de Juventude e o Conselho Nacional de Juventude. A data é um marco importante nas políticas públicas voltadas para a juventude brasileira e é uma oportunidade estratégica para reafirmar o compromisso do MEC com a educação e a juventude, fortalecer a imagem do Brasil como articulador do Mercosul e ouvir propostas dos jovens para políticas públicas educacionais.    

O encontro tem como parceiros o Instituto Federal de Brasília (IFB), o Instituto Federal do Paraná (IFPR), a OEI, a Unila, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a Itaipu Binacional, a Prefeitura de Foz do Iguaçu e o Parque Nacional do Iguaçu. 

  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi 

Leia também

MEC participa das comemorações do 7 de setembro

Brasil reafirma valorização docente em Cúpula da Unesco

CNIJMA: mais estados concluem etapa e elegem delegados

MEC cria auxílio adicional para bolsistas com deficiência

Lançado Guia de Ações Educacionais para Emergências Climáticas

Assuntos Educação
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Educação

MEC participa das comemorações do 7 de setembro

5 de setembro de 2025
Educação

Brasil reafirma valorização docente em Cúpula da Unesco

5 de setembro de 2025
Educação

CNIJMA: mais estados concluem etapa e elegem delegados

5 de setembro de 2025
Educação

MEC cria auxílio adicional para bolsistas com deficiência

5 de setembro de 2025
Educação

Lançado Guia de Ações Educacionais para Emergências Climáticas

5 de setembro de 2025
Educação

MEC realiza formação sobre etapa de planejamento do Novo PAR

5 de setembro de 2025
O EstudoO Estudo