Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Estudo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O EstudoO Estudo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Educação

Política do MEC fortalece a educação escolar indígena

8 de agosto de 2025
Compartilhar

Sábado, 9 de agosto, é o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Nessa data, o Ministério da Educação (MEC) celebra as ações educacionais voltadas aos povos originários. Uma das mais recentes conquistas foi a criação da Política Nacional de Educação Escolar Indígena, por meio da implementação dos Territórios Etnoeducacionais (PNEEI-TEE), que terá investimento de R$ 1,6 bilhão até 2027. 

A política tem como objetivo promover a organização e a oferta de qualidade da educação escolar indígena bilíngue, multilíngue, específica, diferenciada e intercultural, com a participação dos povos indígenas, observadas suas territorialidades e respeitadas suas necessidades e especificidades sociais, históricas, culturais, ambientais e linguísticas, conforme orienta o Decreto nº 6.861/2009.  

“A publicação da portaria da criação da Política Nacional de Educação Escolar Indígena organizada em Territórios Etnoeducacionais vem justamente colocar em prática o que chamamos de federalismo de meio, que é o MEC coordenar as ações, as políticas que são executadas pelos estados e pelos municípios para que possamos levar uma educação com equidade aos povos indígenas”, explicou Rosilene Tuxá, diretora de Políticas de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). 

A PNEEI se estrutura em sete eixos: Coordenação Federativa; Formação; Material didático, paradidático e literário; Condições de oferta; Acesso e permanência no ensino superior; Reconhecimento, valorização e difusão de saberes; Avaliação e monitoramento. 

Entre seus objetivos, a iniciativa prevê ainda o fomento à formação inicial e continuada de professores indígenas. “Só em 2025, estamos ofertando 1.170 bolsas para esses profissionais. Isso é importante porque 38,5% dos professores indígenas no país não têm ensino superior, e nós vamos reverter isso com essa política”, assegurou o ministro durante o evento. 

Por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), em 2024 foram entregues 13 escolas indígenas. A partir de 2025, serão construídas mais 117. Outras 49 escolas indígenas estão previstas a partir de parceria entre o Ministério da Educação (MEC) – por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) –, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) – por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) – e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops). 

Além disso, há também as obras emergenciais para os territórios Yanomami e Ye’Kwana, que preveem a construção de sete escolas, dez espaços de saberes, quatro casas escola e um centro de formação de professores. 

 Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi 

Leia também

Instituído plano de ação da Política Nacional Integrada da Primeira Infância

MEC e MinC lançam Arte e Cultura nas Escolas de Tempo Integral

MEC lança estudo sobre impacto da EJA na economia

MEC participa das comemorações de 7 de setembro

MEC investe R$ 13 mi em oferta de cursos de bioeconomia

Assuntos Educação
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Educação

Instituído plano de ação da Política Nacional Integrada da Primeira Infância

9 de setembro de 2025
Educação

MEC e MinC lançam Arte e Cultura nas Escolas de Tempo Integral

8 de setembro de 2025

MEC lança estudo sobre impacto da EJA na economia

8 de setembro de 2025
Educação

MEC participa das comemorações de 7 de setembro

8 de setembro de 2025
Educação

MEC investe R$ 13 mi em oferta de cursos de bioeconomia

8 de setembro de 2025
Educação

MEC dialoga sobre Partiu IF com gestores da Rede Federal

8 de setembro de 2025
O EstudoO Estudo