Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Estudo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O EstudoO Estudo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Educação

Série do Canal Educação debate superexposição a telas

18 de agosto de 2025
Compartilhar

Nesta segunda-feira, 18 de agosto, o Canal Educação, a TV do Ministério da Educação (MEC), transmite o segundo episódio da série Adolescentes e o Mundo Digital. A produção, que vai ao ar todas as segundas-feiras, às 18h30 (horário de Brasília, aborda o ensino integral como um caminho para um aprendizado mais amplo, para além do currículo tradicional, levando em consideração as dimensões intelectual, física, afetiva, social e cultural, perpassando pela mediação das tecnologias de informação e comunicação. O programa integra uma das ações do governo federal no contexto do Programa Escola das Adolescências e a Estratégia Nacional Escolas Conectadas.  

Entre os pontos do debate está o acesso às plataformas digitais, que, na teoria, seria igual para todos e como a escola precisa estar inserida nesse contexto a partir da educação digital. Além disso, o bate-papo também aborda o documento Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Usos de Dispositivos Digitais, lançado pelo governo federal para auxiliar famílias e escolas a criarem um ambiente digital mais seguro para cidadãos em formação.  

Nesse episódio, o MEC é representado pelas coordenadoras-gerais de Tecnologia e Educação, Ana Dal Fabbro; e de Educação Integral, Raquel Franzim. Também participam do debate o gerente de Anos Finais do Ensino Fundamental da Secretaria Muncipal de Educação (SME-RJ), Pedro Bárbara; a secretária Nacional de Direitos das Crianças e Adolescentes do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Pilar Lacerda, além de familiares e alunos do Centro Fundamental nº 4 de Brasília.   

Adolescentes e o Mundo Digital – A série é um bate-papo entre adolescentes e especialistas da área de educação sobre temas ligados à adolescência e sua relação com o mundo digital. Nessa temporada, ao longo de quatro episódios, alunos dos anos finais do ensino fundamental debatem com convidados os temas: tempestade hormonal, oportunidades para o desenvolvimento integral, clima escolar e saúde mental e masculinidades, comunidade de ódio e mediação nas redes.  

Escola das Adolescências – O Programa Escola das Adolescências, instituído pela Portaria nº 635/2024, é uma estratégia do governo federal de apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Conjugando esforços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a iniciativa busca construir uma proposta para essa etapa de ensino que: conecte-se com as diversas formas de se viver a adolescência no Brasil; promova um espaço acolhedor; e impulsione a qualidade social da educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.      

A política inclui produção e divulgação de guias temáticos sobre os anos finais do ensino fundamental, assim como incentiva financeiramente escolas priorizadas, segundo critérios socioeconômicos e étnico-raciais. Além disso, encoraja maior conexão com as características dos anos finais, para apoiar a construção de trajetórias de sucesso escolar. Suas estratégias se dividem em três eixos: governança; organização curricular e pedagógica; e desenvolvimento profissional.     

Escolas Conectadas – A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), coordenada pelo MEC e o Ministério das Comunicações (MCom), reuniu todas as políticas públicas relacionadas e em andamento no governo federal.   

Para atingir seus objetivos, a Enec definiu, com base em parâmetros de referência, a conectividade adequada para as escolas, que deve permitir: a realização de atividades pedagógicas e administrativas on-line; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.   

Serviço  

Série Adolescentes e o Mundo Digital  
 
Episódios inéditos: Toda as segundas-feiras, às 18h30 (horário de Brasília) 
Reprises: Segundas, às 12h, 17h15 e 23h30; 
Terças às 3h30, 10h45 e 20h30; 
Quartas: às 12h e 17h15; 
Sábados às 10h; e 
Domingos às 14h. 
Onde assistir: sintonizando na TV, pelo Canal Educação no YouTube ou pelo canal do MEC no YouTube      

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Canal Educação   

Leia também

MEC participa das comemorações do 7 de setembro

Brasil reafirma valorização docente em Cúpula da Unesco

CNIJMA: mais estados concluem etapa e elegem delegados

MEC cria auxílio adicional para bolsistas com deficiência

Lançado Guia de Ações Educacionais para Emergências Climáticas

Assuntos Educação
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Educação

MEC participa das comemorações do 7 de setembro

5 de setembro de 2025
Educação

Brasil reafirma valorização docente em Cúpula da Unesco

5 de setembro de 2025
Educação

CNIJMA: mais estados concluem etapa e elegem delegados

5 de setembro de 2025
Educação

MEC cria auxílio adicional para bolsistas com deficiência

5 de setembro de 2025
Educação

Lançado Guia de Ações Educacionais para Emergências Climáticas

5 de setembro de 2025
Educação

MEC realiza formação sobre etapa de planejamento do Novo PAR

5 de setembro de 2025
O EstudoO Estudo