Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Estudo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O EstudoO Estudo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Educação

Webinário apresenta curso de gestão no ensino médio público

29 de agosto de 2025
Compartilhar

O Ministério da Educação (MEC) realizou nesta sexta-feira, 29 de agosto, o segundo webinário para divulgar o curso de especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (Gepem). A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Básica (SEB), em parceria com Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) via Universidade Aberta do Brasil (UAB) e prevê a formação escalonada de 40 mil diretores e coordenadores pedagógicos, com uma oferta inicial de 9.420 vagas e investimento total de R$ 20,4 milhões. 

Em vídeo introdutório, a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Helena Schweickardt, ressaltou a combinação da proposta curricular: atividades a distância, encontros virtuais e momentos presenciais nos polos da UAB. “Esse curso nasceu de um desejo muito claro, que é oferecer uma formação de qualidade para quem está no dia a dia das escolas, lidando com os desafios e as potências do ensino médio brasileiro. Foi pensado com muito cuidado, com escuta das redes, diálogo com as universidades e com apoio de especialistas que conhecem profundamente a realidade da educação pública no Brasil. É um passo muito importante e inédito para apoiar o trabalho de diretores e coordenadores pedagógicos das nossas escolas de ensino médio”, destacou. 

A coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, Valdirene Oliveira, frisou que “esse curso tem uma característica muito valiosa para a SEB. Além de ele se converter em um apoio para a implementação de uma política muito cara para as juventudes, ele também tem um respeito e um diálogo com todas as secretarias de educação. A gente acredita que a política tem que ser feita em cada território”.  

O diretor de Educação a Distância da Capes, Antônio Amorim, ressaltou que o curso foi desenhado com um viés inédito, pois desde o planejamento da oferta teve o seu material construído por pesquisadores do ensino médio, das juventudes e da gestão, de diferentes partes do país. 

O ambiente virtual de aprendizagem foi apresentado, bem como o material disponível, com as metodologias da educação híbrida. O MEC disponibilizou, ainda, o curso Mais Ensino Médio para os professores que atuam na etapa. As inscrições podem ser feitas na página do Mais Ensino Médio no Avamec. 

Também participaram do webinário representantes das secretarias de educação do Acre, de Roraima e do Distrito Federal, que falaram sobre o processo de mobilização das redes para as inscrições. O Instituto Federal Goiano relatou o processo colaborativo da instituição na fase de mobilização e engajamento nos polos e na parceria com a Secretaria de Educação de Goiás. 

No momento, há editais abertos em oito estados: Acre, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco e Roraima – os documentos podem ser conferidos aqui. 

Elaboração – A construção do curso de especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio contou com amplo processo de escuta prévia junto às redes estaduais de ensino, envolvendo mais de 4.700 escolas em todas as unidades da Federação. Os relatos de diretores e coordenadores pedagógicos sobre desafios e práticas de gestão contribuíram diretamente para a elaboração dos materiais.    

Além disso, a definição da oferta seguiu um estudo realizado pela Coordenação-Geral de Ensino Médio (Cogem) do MEC, que mapeou a demanda por formação nos territórios a partir da distribuição geográfica das escolas e do perfil de formação dos gestores. Esse levantamento orientou a distribuição das vagas por unidade da Federação, de forma a garantir uma alocação mais efetiva e equitativa, priorizando os locais com maior concentração de escolas e menor índice de especialização das equipes gestoras.   

O objetivo do curso é formar, em nível de especialização, as equipes de gestão das escolas públicas brasileiras que atendem ao ensino médio, para atuação nas unidades educacionais e nas comunidades escolares, com ênfase na melhoria contínua da qualidade da oferta educativa e dos resultados educacionais. 

Em modalidade de educação a distância (EaD), com percursos formativos que integram atividades síncronas e assíncronas, além de atividades presenciais desenvolvidas nos polos da Universidade Aberta do Brasil, o curso será ofertado na plataforma virtual Moodle e distribuído em 27 instituições públicas de ensino superior (IPES) executoras, sendo uma para cada unidade federativa do Estado brasileiro. 

PNAEM – O curso integra a Política Nacional de Ensino Médio (PNAEM), lançada por meio da Lei nº 14.945/2024, que visa tornar a educação mais relevante e atrativa para os jovens, assim como reduzir a evasão escolar. A reestruturação resulta de ampla consulta realizada em 2023 e do consenso possível sob a coordenação do MEC e de vários parceiros. O intuito era a retomada de todas as disciplinas obrigatórias, valorizando os conhecimentos dos diferentes componentes curriculares e fortalecendo as aprendizagens, de modo a fomentar uma formação integral sólida para todos os estudantes e diminuir a desigualdade.  

Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da SEB   

Leia também

Brasília será a sede da futura Universidade Federal Indígena

MEC debate interação entre museus universitários e sociedade

Lançada Rede HU+ para pesquisa e extensão

Ampliado prazo para registro das condicionalidades do VAAR-Fundeb

Assinado decreto que regulamenta Política Nacional de EPT

Assuntos Educação
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Educação

Brasília será a sede da futura Universidade Federal Indígena

29 de agosto de 2025
Educação

MEC debate interação entre museus universitários e sociedade

29 de agosto de 2025
Educação

Lançada Rede HU+ para pesquisa e extensão

29 de agosto de 2025
Educação

Ampliado prazo para registro das condicionalidades do VAAR-Fundeb

29 de agosto de 2025
Educação

Assinado decreto que regulamenta Política Nacional de EPT

29 de agosto de 2025
Educação

MEC repassa R$ 4,07 bi para a educação básica via Fundeb

29 de agosto de 2025
O EstudoO Estudo