Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Estudo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O EstudoO Estudo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Educação

Webinários apresentam resultados de avaliações formativas

11 de agosto de 2025
Compartilhar

O Ministério da Educação (MEC) encerrou nesta quinta-feira, 7 de agosto, uma série de quatro webinários para apresentar os resultados do segundo ciclo da Avaliação Contínua da Aprendizagem do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens. Os encontros contaram com a participação de professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, equipes técnicas das secretarias de educação, universidades, articuladores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) e especialistas em educação.   

O último encontro da série abordou os  resultados dos testes de matemática do CNCA  e contou com a participação do diretor de Monitoramento, Avaliação e Manutenção da Educação Básica, Valdoir Pedro Wathier, que declarou que “é muito importante a gente conseguir entregar aquilo que se constitui como direito de aprendizagem nos tempos que essas crianças e esses jovens nos entregam de dedicação das suas vidas nas escolas”. 

Encontros – A série de webinários teve início na segunda-feira, 4 de agosto, e abordou os resultados de língua portuguesa nos anos finais. O encontro teve a participação da coordenadora-geral de Estratégia da Educação Básica, Ana Valéria da Silva Dantas, que destacou que a estratégia de acompanhamento e avaliação é uma das ações que compõe o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens. “Essa é uma avaliação formativa que vai acompanhando progressivamente a evolução acadêmica dos nossos estudantes. Essa é uma informação muito importante pra que, efetivamente, a gente consiga realizar a recomposição e apoiar nossos estudantes na apropriação e na consolidação das habilidades e competências que eles precisam construir”. A coordenadora também apresentou o encontro sobre os resultados de ciências da natureza e matemática nos anos finais. 

Os resultados dos testes de língua portuguesa do CNCA foram apresentados no segundo encontro da série, que ocorreu no dia 5 de agosto. No debate, o diretor de Monitoramento, Avaliação e Manutenção da Educação Básica, Valdoir Wathier, pontuou que a alfabetização é um projeto contínuo e que a cada momento se aprende uma palavra nova, um idioma novo, se familiarizando com pronúncias antes desconhecidas. “Claro que acontece de forma muito mais acentuada no primeiro e no segundo anos do ensino fundamental, mas precisamos vê-la como um processo contínuo e, como um processo contínuo, não podemos reduzi-lo a um momento de avaliação. A gente precisa acompanhar esse processo e nada melhor para acompanhar isso do que com avaliações formativas, que vão ajudando gestores e professores a entenderem como as aprendizagens estão acontecendo, positiva ou negativamente”.  

Na quarta-feira, 6 de agosto, foi a vez de apresentar os resultados das áreas de ciências da natureza e matemática nos anos finais, como parte do Ciclo II da Avaliação Contínua da Aprendizagem. O evento apresentou uma análise técnica dos dados e propôs caminhos pedagógicos para apoiar professores e redes de ensino na recomposição das aprendizagens, a partir dos diferentes níveis identificados. O encontro teve a presença da coordenadora-geral de Estratégia da Educação Básica, Ana Valéria da Silva Dantas, que destacou a importância de os professores e gestores compreenderem os resultados e, a partir deles, tomarem as melhores decisões pedagógicas.   

A série de encontros integram o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, que são políticas estratégicas coordenadas pelo MEC para apoiar estados e municípios na garantia da alfabetização das crianças e na superação das defasagens educacionais ampliadas durante a pandemia. A ação fortalece a implementação integrada de políticas públicas estratégicas voltadas à garantia do direito à aprendizagem. Os dados apresentados nos webinários servirão como subsídios técnicos e pedagógicos para orientar o planejamento de intervenções nas redes de ensino nos anos iniciais e finais do ensino fundamental.   

A série de transmissões foi organizada em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa também conta com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais (Consec).   

Recomposição – O Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens é uma política pública instituída pelo Decreto nº 12.391/2025, que articula esforços entre União, estados, Distrito Federal e municípios para enfrentar as defasagens de aprendizagens dos estudantes da educação básica. A iniciativa tem como prioridade o atendimento a estudantes com maiores defasagens de aprendizagem, assegurando o seu direito à aprendizagem com equidade.   

Criança Alfabetizada – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 3º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). O programa busca, ainda, garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas entre o 3º e o 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.     

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

Leia também

MEC e MinC lançam Arte e Cultura nas Escolas de Tempo Integral

MEC lança estudo sobre impacto da EJA na economia

MEC participa das comemorações de 7 de setembro

MEC investe R$ 13 mi em oferta de cursos de bioeconomia

MEC dialoga sobre Partiu IF com gestores da Rede Federal

Assuntos Educação
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Educação

MEC e MinC lançam Arte e Cultura nas Escolas de Tempo Integral

8 de setembro de 2025

MEC lança estudo sobre impacto da EJA na economia

8 de setembro de 2025
Educação

MEC participa das comemorações de 7 de setembro

8 de setembro de 2025
Educação

MEC investe R$ 13 mi em oferta de cursos de bioeconomia

8 de setembro de 2025
Educação

MEC dialoga sobre Partiu IF com gestores da Rede Federal

8 de setembro de 2025

Ações do MEC buscam garantir a alfabetização

8 de setembro de 2025
O EstudoO Estudo